Comunicação Interpessoal

OBJETIVOS:
• Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
• Desenvolver a comunicação assertiva
• Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
• Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
• Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.

Processo de comunicação e perfis comunicacionais:
- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação: emissor/recetor, canal, mensagem/código, contexto, feedback.
Diferentes perfis comunicacionais: passivo, agressivo, manipulador, assertivo.

Comunicação assertiva:
Particularidades e vantagens do perfil assertivo.
- Empatia: escuta ativa/escuta dinâmica.
Conceito de contexto comum: semântica/sintaxe, paralinguagem.

Barreiras à comunicação:
Barreiras gerais do processo de comunicação.
- Barreiras internas: objetivas, subjetivas.
Barreiras externas.
Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação: construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem.

Processamento interno da informação:
– Processamento fonético, literal (significado) e reflexivo (empático).

Tipos de perguntas no processo de comunicação:
– Abertas, fechadas, retorno e reformulação.

Duração: 50 horas

Horário: pós-laboral

Destinatários: ativos empregados e desempregados, licenciados desmpregados