Qualidade e Aspetos Comportamentais

OBJETIVOS:

  • Interpretar os critérios de sucesso de integração organizacional.
  • Identificar e caracterizar as diferentes atitudes na organização.
  • Identificar as formas de comunicar e interagir.
  • Identificar os seus pontos fortes e os aspetos a melhorar na comunicação.
  • Avaliar a importância da comunicação nas interações pessoais.
  • Reconhecer as vantagens do trabalho em equipa.
  • Identificar os diferentes estilos de liderança.

CONTEÚDOS:

  • Motivação para a qualidade
    • Motivação para a qualidade
    • Cultura da empresa – valores, crenças e atitudes
      • – Influência de agentes externos na organização
      • – Práticas e rituais da empresa
      • – Resistência cultural
      • – Propensão para o sucesso
      • – Integração entre a qualidade e a cultura da empresa
  • Trabalho em equipa
    • Introdução – fatores emocionais na comunicação e dinamização de equipas
    • Trabalho em equipa – fatores de eficácia do trabalho em equipa
    • Comunicação como ferramenta de dinamização de equipas
    • Comunicação e as estratégias de negociação e resolução de conflitos
  • Comunicação interpessoal
    • Processo comunicacional
    • Barreiras à comunicação e formas de as ultrapassar
    • Técnica a utilizar para o aumento da eficácia comunicacional
    • Modelo da assertividade
  • Liderança
    • Papéis de liderança
    • Conjunção de esforços para o cumprimento de objetivos comuns, através da liderança
    • Diferentes estilos de liderança
    • Processo de delegação como elemento essencial para a eficácia da liderança

Duração: 50 horas

Nível 4: habilitação mínima 9º ano

Horário: pós-laboral

Destinatários: ativos empregados e desempregados há menos de 1 ano