Qualidade e Aspetos Comportamentais

OBJETIVOS:

  • Interpretar os critérios de sucesso de integração organizacional.
  • Identificar e caracterizar as diferentes atitudes na organização.
  • Identificar as formas de comunicar e interagir.
  • Identificar os seus pontos fortes e os aspetos a melhorar na comunicação.
  • Avaliar a importância da comunicação nas interações pessoais.
  • Reconhecer as vantagens do trabalho em equipa.
  • Identificar os diferentes estilos de liderança.

CONTEÚDOS:

    • Motivação para a qualidade
      • Motivação para a qualidade
      • Cultura da empresa – valores, crenças e atitudes
        • Influência de agentes externos na organização
        • Práticas e rituais da empresa
        • Resistência cultural
        • Propensão para o sucesso
        • Integração entre a qualidade e a cultura da empresa
    • Trabalho em equipa
      • Introdução – fatores emocionais na comunicação e dinamização de equipas
      • Trabalho em equipa – fatores de eficácia do trabalho em equipa
      • Comunicação como ferramenta de dinamização de equipas
      • Comunicação e as estratégias de negociação e resolução de conflitos
    • Comunicação interpessoal
      • Processo comunicacional
      • Barreiras à comunicação e formas de as ultrapassar
      • Técnica a utilizar para o aumento da eficácia comunicacional
      • Modelo da assertividade
    • Liderança
      • Papéis de liderança
      • Conjunção de esforços para o cumprimento de objetivos comuns, através da liderança
      • Diferentes estilos de liderança
      • Processo de delegação como elemento essencial para a eficácia da liderança

Duração: 50 horas

Nível 4: habilitação mínima 9º ano

Destinatários: empregado e desempregados* (há menos de 1 ano e habilitação mínima 12º ano