COMUNICADO: Programa Regressar

A SEMA – Associação Empresarial dos Concelhos de Estarreja, Murtosa, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Ovar, correspondendo à proposta do Exmo. Senhor Diretor Executivo do PROGRAMA REGRESSAR, Dr. Joaquim Moura, organizou no dia 30 de Outubro de 2019, pelas 17 horas, no Auditório da sua Sede Social em ESTARREJA, uma reunião com muitos luso descendentes regressados/oriundos da Venezuela, a fim de os informar dos apoios que podem beneficiar, bem como as empresas empregadoras desta mão-de-obra.

Nesta iniciativa participaram também o Sr. Diretor  do Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro,  Dr. Pedro Valentim de Carvalho, a Subdelegada Regional  do Centro do IEFP, Dra. Paula Urbano Antunes e ainda a Técnica Superior da Delegação Regional do Centro, Dra. Margarida Melo.

A abertura deste evento esteve a cargo do Presidente da Direção da SEMA, José Teixeira Valente, acompanhado de outros elementos da Direção e também com a presença constante e permanente do coordenador da SEMA para o apoio aos lusos descendentes, Crispim Rodrigues.

Foram dados a conhecer os diferentes apoios que os que regressaram ou regressem ao país podem beneficiar, não só como empregados por conta de outrem, mas também como potenciais investidores, para a criação das próprias empresas.

O PROGRAMA REGRESSAR inclui medidas concretas, tais como:

  • Um regime fiscal mais favorável;
  • Apoio financeiro para emigrantes ou familiares de emigrantes que venham trabalhar para Portugal;
  • Uma linha de crédito para apoiar investimento empresarial e a criação de novos negócios em território nacional.

Esteve presente uma elevada quantidade de luso descendentes, que colocaram questões e foram esclarecidos sobre diversos temas.

Como é do conhecimento público e, mais uma vez, a SEMA – Associação Empresarial na vanguarda do apoio a quem precisa.

A SEMA SEMPRE AO SEU LADO!

Seminário sobre: LEGISLAÇÃO LABORAL – Alterações ao Código do Trabalho

A SEMA – Associação Empresarial dos concelhos Estarreja, Murtosa, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Ovar, com a colaboração e participação dos quatro advogados do seu Departamento Jurídico, vai realizar no dia 13 de Novembro de 2019, pelas 14h00, no seu Auditório, em Estarreja, um Seminário sobre o tema “LEGISLAÇÃO LABORAL – ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO”,  , conforme o seguinte: PROGRAMA

Face à importância e oportunidade dos assuntos em análise, a vossa presença e participação são fundamentais.

Deste modo, estão abertas as inscrições para este Seminário, o qual, deverá merecer a participação e interesse de todos os associados e empresários.

  •   Inscrições abertas até ao dia 12 de Novembro, através do telefone 234 843 689 ou por E-mail: susanasilva@sema.pt

CUSTO POR PARTICIPANTE

10,00€ Associados

20,00€ Não Associado

FORMAÇÃO: Passaporte de Segurança

RECRUTAMENTO DE FORMADORES

A SEMA – Associação Empresarial está a recrutar Formadores para Estarreja, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Ovar, para as seguintes UFCD:

COMÉRCIO

0355 Fidelização de Clientes – 25h
0357 Reclamações – Tratamento e Encaminhamento – 50h
0397 Atendimento e Serviço Pós-venda – 25h
0432 Estratégias de Fidelização – 25h
0704 Atendimento – Técnicas de Comunicação – 25h
5897 Atendimento e Venda Presencial- 25h
7842 Técnicas de Atendimento – 50h
7843 Técnicas de Negociação e Venda – 50h
8993 Serviço de Apoio ao Cliente- 25h
9057 Coordenação do Atendimento e da Venda Presencial – 25h
9211 Fidelização e Recuperação de Clientes – 25h

CONTABILIDADE E FISCALIDADE

0567 Noções de Fiscalidade – 25h
0568 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) – 50h
0574 Encerramento Anual de Contas – 50h
0575 Imposto sobre o Rendimento (IRS) – 50h
0576 Imposto sobre o Rendimento (IRC) – 50h
0622 Auditoria e Controlo Interno – 50h
6214 Sistema de Normalização Contabilística – 25h
6216 Modelos de Demonstrações Financeiras – 50h
6215 Código de Contas e Normas Contabilísticas – 50h

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

0382 Gestão do Tempo e Organização do Trabalho – 25h
0403 Relacionamento Interpessoal – 25h
0404 Organização Pessoal e Gestão do Tempo – 25h
1531 Gestão de Conflitos – 25h
3564 Primeiros Socorros – 25h
5436 Liderança e Motivação de Equipas – 50h
5440 Comunicação Interpessoal e Assertividade – 25h
7229 Gestão do Stress do Profissional – 25h
7844 Gestão de Equipas – 25h
9208 Inteligência Emocional – 25h
9906 Socorrismo Básico – 25h
10338 Gestão de Riscos Psicossociais – 25h

INDÚSTRIAS ALIMENTARES

0737 Gestão da Qualidade – Área Alimentar – 25h
1708 Noções de HACCP – (Hazard Analysis and Critical Control Points) – 25h
1728 Implementação e Avaliação do Sistema HACCP – 50h
2659 Higiene e Segurança Alimentar e Sistema HACCP- (Hazard Analysis and Critical Control Points) – 25h
3296 Higiene e Segurança Alimentar – 25h
3297 Sistema HACCP – (Hazard Analysis and Critical Control Points) – 25h
7731 Higiene e Segurança Alimentar na Restauração – 25h
9527 Distribuição e Transporte de Alimentos – 25h

SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHOL

0349 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos – 25h
3785 Metodologias de Avaliação de Riscos Profissionais – 25h
3786 Controlo de Riscos Profissionais – 50h
3789 Projeto de Segurança e Higiene do Trabalho – Definição – 50h
3837 Ambiente e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – 50h
3909 Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – Construção Civil – 50h
8211 Higiene e Segurança no Trabalho na Restauração – 25h
10328 Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais – Planeamento e Organização – 50h
10329 Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais – Técnicas de Controlo – 25h
10330 Ergonomia e Condições de segurança e saúde no Posto de Trabalho – 50h
10334 Segurança no Trabalho – Avaliação e Controlo de Riscos Específicos – 50h
10335 Gestão da Segurança contra Incêndios em Edifícios – 50h

O Formador deverá indicar o local e UFCD a que se candidata.

O CV e CCP deverá ser enviado para geral@sema.pt.