A SEMA – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL E A COVID-19

A SEMA – Associação Empresarial dos concelhos de Estarreja, Murtosa, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Ovar, Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos, fundada em 30 de Abril de 1996, portanto, quase a completar 25 anos de existência, encarou e enfrentou os problemas levantados pela pandemia COVID-19 de um modo pró-ativo, procurando encontrar as melhores soluções para as mais diversas situações que afetavam as empresas suas associadas das mais diversas atividades económicas.

Passados seis meses do início desta pandemia, achamos importante fazer uma espécie de balanço do modo como fomos gerindo as mais diversas situações que nos eram colocadas, informando os nossos associados e cooperando na solução e ou resolução dos mais diversas e complexos problemas que surgiam. Não fomos perfeitos, mas procurámos sempre fazer o melhor.

A informação que permanente e atempadamente fazíamos chegar aos empresários através de comunicação eletrónica ou por via telefónica, era analisada e triada pelo nosso Departamento Administrativo, que desempenhou aqui um papel fundamental e muito eficaz. Muita informação mereceu a análise prévia do nosso Departamento Jurídico, cujos profissionais se disponibilizaram através dos seus contactos telefónicos pessoais.

Como é do conhecimento público, a quantidade e variedade de legislação que ao longo destes meses foi produzida e divulgada, obrigava a um trabalho de análise e síntese que implicava muita disponibilidade e profissionalismo por parte de quem tinha a enorme tarefa de triar e preparar a divulgação.

Não podemos deixar de referir o papel primordial desempenhado pela CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, que permanentemente nos fazia chegar circulares com informação importante, a qual era analisada e transmitida através de comunicados internos para os associados dos mais diversos setores da atividade económica.

Através do Departamento de Ambiente. Higiene e Segurança foi elaborado o PLANO DE CONTINGÊNCIA -COVID 19, a utilizar no edifício/SEDE da SEMA, bem como nas diferentes Delegações, com regras bem definidas a cumprir pelos colaboradores e eventuais utilizadores dos espaços, permitindo, deste modo, minimizar riscos resultantes de práticas menos corretas e alertando para o cumprimentos de procedimentos adequados nesta matéria. De referir que também colaborámos com os nossos associados a elaborar os seus próprios Planos de Contingência.

Preocupados também com as questões relacionadas com a saúde, através do nosso Departamento de Formação, colaborámos e participámos com o Município de Estarreja e com alguns enfermeiros de Unidades Funcionais do Centro de Saúde de Estarreja em sessões de esclarecimento sobre a prevenção da COVID 19. Estas sessões, além de transmitirem medidas preventivas e de segurança, proporcionaram também o esclarecimento de dúvidas existentes por grupos setoriais de atividade económica. Estas ações online, através de videoconferência, foram muito importantes e oportunas. Deixamos aqui o nosso agradecimento aos profissionais de saúde pela sua disponibilidade e competência.

Não podemos, de igual modo, deixar de referir a cooperação entre a SEMA e os cinco municípios da nossa área de implantação, o que constituiu uma mais-valia importante.

Passados estes 6 meses e continuando a preocupar-nos a situação, que não está resolvida, a Direção da SEMA – Associação Empresarial, reunida em 27 de Agosto de 2020, deliberou reconhecer o esforço, dedicação, empenho e trabalho de todos os colaboradores da Associação e também a compreensão e estímulo dos nossos associados, que embora atravessando períodos difíceis, têm reconhecido o nosso trabalho que continuará sempre.

Por isso, é com muita satisfação que continuamos a receber propostas de inscrição de muitos novos associados, pois reconhecem que:

VALE A PENA SER ASSOCIADO DA SEMA

Porque

A SEMA ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO!

Idade normal de acesso à pensão de velhice em 2021

Foi publicada a Portaria n.º 30/2020, de 31 de janeiro, que estabelece a idade normal de acesso à pensão de velhice em 2021.

A idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral de segurança social em 2021, nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 20.º Decreto-Lei n.º 187/2007, de 10 de maio, na sua redação atual, é 66 anos e 6 meses.

CLICAR: Portaria n.º 30/2020

Valor do indexante dos apoios (IAS) para 2020

Foi publicada a Portaria n.º 27/2020, de 31 de janeiro, que fixa o valor do IAS para o ano de 2020 em (euro) 438,81.

CLICAR: Portaria n.º 27/2020

RECRUTAMENTO DE FORMADORES

A SEMA – Associação Empresarial está a recrutar Formadores para Estarreja, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Ovar, para as seguintes UFCD:

COMÉRCIO

0355 Fidelização de Clientes – 25h
0357 Reclamações – Tratamento e Encaminhamento – 50h
0397 Atendimento e Serviço Pós-venda – 25h
0432 Estratégias de Fidelização – 25h
0704 Atendimento – Técnicas de Comunicação – 25h
5897 Atendimento e Venda Presencial- 25h
7842 Técnicas de Atendimento – 50h
7843 Técnicas de Negociação e Venda – 50h
8993 Serviço de Apoio ao Cliente- 25h
9057 Coordenação do Atendimento e da Venda Presencial – 25h
9211 Fidelização e Recuperação de Clientes – 25h

CONTABILIDADE E FISCALIDADE

0567 Noções de Fiscalidade – 25h
0568 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) – 50h
0574 Encerramento Anual de Contas – 50h
0575 Imposto sobre o Rendimento (IRS) – 50h
0576 Imposto sobre o Rendimento (IRC) – 50h
0622 Auditoria e Controlo Interno – 50h
6214 Sistema de Normalização Contabilística – 25h
6216 Modelos de Demonstrações Financeiras – 50h
6215 Código de Contas e Normas Contabilísticas – 50h

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

0382 Gestão do Tempo e Organização do Trabalho – 25h
0403 Relacionamento Interpessoal – 25h
0404 Organização Pessoal e Gestão do Tempo – 25h
1531 Gestão de Conflitos – 25h
3564 Primeiros Socorros – 25h
5436 Liderança e Motivação de Equipas – 50h
5440 Comunicação Interpessoal e Assertividade – 25h
7229 Gestão do Stress do Profissional – 25h
7844 Gestão de Equipas – 25h
9208 Inteligência Emocional – 25h
9906 Socorrismo Básico – 25h
10338 Gestão de Riscos Psicossociais – 25h

INDÚSTRIAS ALIMENTARES

0737 Gestão da Qualidade – Área Alimentar – 25h
1708 Noções de HACCP – (Hazard Analysis and Critical Control Points) – 25h
1728 Implementação e Avaliação do Sistema HACCP – 50h
2659 Higiene e Segurança Alimentar e Sistema HACCP- (Hazard Analysis and Critical Control Points) – 25h
3296 Higiene e Segurança Alimentar – 25h
3297 Sistema HACCP – (Hazard Analysis and Critical Control Points) – 25h
7731 Higiene e Segurança Alimentar na Restauração – 25h
9527 Distribuição e Transporte de Alimentos – 25h

SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHOL

0349 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos – 25h
3785 Metodologias de Avaliação de Riscos Profissionais – 25h
3786 Controlo de Riscos Profissionais – 50h
3789 Projeto de Segurança e Higiene do Trabalho – Definição – 50h
3837 Ambiente e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – 50h
3909 Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – Construção Civil – 50h
8211 Higiene e Segurança no Trabalho na Restauração – 25h
10328 Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais – Planeamento e Organização – 50h
10329 Gestão da Prevenção de Riscos Profissionais – Técnicas de Controlo – 25h
10330 Ergonomia e Condições de segurança e saúde no Posto de Trabalho – 50h
10334 Segurança no Trabalho – Avaliação e Controlo de Riscos Específicos – 50h
10335 Gestão da Segurança contra Incêndios em Edifícios – 50h

O Formador deverá indicar o local e UFCD a que se candidata.

O CV e CCP deverá ser enviado para geral@sema.pt.