COMUNICADO Assembleia Geral Ordinária

Teve lugar no dia 21 de Março de 2019, pelas 21 horas, no Auditório da SEMA, em Estarreja, a Assembleia Geral Ordinária, conforme convocatória oportunamente divulgada a todos os associados.

A Assembleia Geral decorreu com normalidade, sendo de salientar o Relatório das Atividades referentes ao ano de 2018, bem como o Balanço e Demonstração de Resultados do mesmo exercício e a proposta de aplicação dos resultados, os quais foram positivos de 10.249,36€.

Também foram apresentados e analisados pelos associados presentes o Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2019.

Todos os documentos mereceram parecer favorável do Conselho Fiscal e, postos à votação, foram aprovados, por unanimidade.

De salientar os votos de louvor propostos pelo Conselho Fiscal e que transcrevemos:

  • À Direção e aos Colaboradores da Associação pelo esforço desenvolvido;
  • Aos Associados pela confiança manifestada na Associação.

Foi consolidado pela Direção o “Caminho Estratégico” para o triénio de 2018-2020 onde se apontam os objetivos e metas que a SEMA propõe levar a cabo durante este período.

De salientar o contínuo crescimento do número de associados que a SEMA vem registando, fruto da qualidade dos serviços prestados e também da sua cada vez maior implantação no tecido empresarial da região.

Foi destacado o trabalho desenvolvido pela SEMA na ajuda aos Luso Venezuelanos que nos têm constantemente procurado e para os quais a SEMA, através de toda a equipa, tem conseguido encontrar solução de emprego para um elevado número de pessoas.

Mereceu especial destaque a abertura da Delegação da SEMA no Concelho de Ovar que se iniciou em Outubro de 2018, mas cujo crescimento se vem acentuando, esperando que o ano de 2019 constitua a consolidação da nossa implantação neste concelho.

É propósito da Direção dar continuidade ao trabalho desenvolvido, projetando a SEMA como uma das Associações mais representativas das atividades económicas da nossa região, cumprindo o “Caminho Estratégico” que foi definido.

Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) – Submissão até 31 de Março

Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) – Submissão até 31 de Março

De acordo com o Decreto-Lei n.º 178/2006, alterado pelo Decreto-Lei n.º 73/2011, o preenchimento do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) é obrigatório até 31 de março de cada ano.

De 1 de janeiro até ao dia 31 de Março de 2019, decorre o prazo legal para preenchimento e submissão do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) relativo ao ano de 2018, pelas empresas e outras entidades abrangidas pela obrigatoriedade de registo.

Para a submissão do MIRR apenas é necessário:

  1. Indicar que o Estabelecimento tem enquadramento MIRR;
  2. Efetuar o pagamento dataxa anual de registo no SIRER.

MIRR – SILiAmb

Com vista a uma maior eficiência e simplicidade, é utilizado o SIRER, ou seja, um sistema integrado de registo eletrónico de produção e gestão de resíduos, suportado pela Plataforma SILiAmb (Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente, anteriormente SIRAPA) para preenchimento do MIRR.

Quem está sujeito a inscrição e a registo de dados no SILiAmb?

  1. a)As pessoas singulares ou coletivas responsáveis por estabelecimentos que empreguem mais de 10 trabalhadorese que produzam resíduos não urbanos;
  2. b)As pessoas singulares ou coletivas responsáveis por estabelecimentos que produzam resíduos perigosos;
  3. c)As pessoas singulares ou coletivas que procedam ao tratamento de resíduos a título profissional;
  4. d)As pessoas singulares ou coletivas que procedam à recolha ou ao transporte de resíduos a título profissional;
  5. e)As entidades responsáveis pelos sistemas de gestão de resíduos urbanos;
  6. f)As entidades responsáveis pela gestão de sistemas individuais ou integrados de fluxos específicos de resíduos;
  7. g)Os operadores que atuam no mercado de resíduos, designadamente como corretores ou comerciantes;
  8. h)Os produtores de produtos sujeitos à obrigação de registo nos termos da legislação relativa a fluxos específicos.

Estão ainda sujeitos à inscrição e registo no SILiAmb, produtores de resíduos que não se enquadrem nas alíneas anteriores, mas que se encontrem obrigados ao registo eletrónico das guias de acompanhamento do transporte rodoviário de resíduos (e-GAR). Regularização da taxa SIRER. 

A submissão do MIRR encontra-se sujeita ao pagamento de uma taxa anual de registo, e só poderá ser efetuada após o respetivo pagamento.

Tendo em consideração o tempo necessário à troca de informação entre a APA, I.P. e o IGCP (cerca de 4 dias úteis) recomenda-se que este procedimento não seja efetuado nos últimos dias do prazo de submissão.

O valor da taxa de registo (Taxa SIRER) é divulgado em www.apambiente.pt uma vez que sofre atualização anual por aplicação do índice de preços no consumidor.

As recentes alterações introduzidas por força do Artigo 12.º do novo Regulamento de Funcionamento do SIRER (Anexo à Portaria n.º 289/2015, de 17 de setembro) determinam que a taxa anual de registo no SIRER passa a ser efetuada anualmente antes da submissão do MIRR.

Fonte: SILiAmb

Para qualquer dúvida ou esclarecimento por favor contacte o Departamento da Qualidade da SEMA (234 843 689).

PLANO DE FORMAÇÃO MODULAR 2018-2020

RECRUTAMENTO DE FORMADORES

A SEMA – Associação Empresarial está a recrutar Formadores para Estarreja, 
Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Ovar, para as seguintes UFCD:
0353 – Atendimento telefónico – 25 h
0355 – Fidelização de Clientes – 25 h
0357 – Reclamações – tratamento e encaminhamento – 50 h
0382 – Gestão do tempo e organização do trabalho – 25 h
0388 – Prospeção comercial, preparação e planeamento da venda – 50 h
0397 – Atendimento e serviço pós-venda – 25 h
0487 – Serviço ao cliente – 50 h
5436 – Liderança e motivação de equipas – 50 h
5440 – Comunicação interpessoal e assertividade – 25 h
5897 – Atendimento e venda presencial – 25 h
5898 – Atendimento e vendas telefónicas – 25 h
7229 – Gestão do stress do profissional – 25 h
7842 – Técnicas de atendimento – 50 h
7843 – Técnicas de negociação e venda – 50 h
7844 – Gestão de equipas – 25 h
9208 – Inteligência emocional – 25h
0568 – Imposto sobre o valor acrescentado (IVA) – 50 h
0574 – Encerramento anual de contas – 50 h
0575 – Imposto sobre o rendimento (IRS) – 50 h
0576 – Imposto sobre o rendimento (IRC) – 50 h
0622 – Auditoria e controlo interno – 50 h
6214 – Sistema de Normalização Contabilística – 25 h
6215 – Código de contas e normas contabilísticas – 50 h
6216 – Modelos de demonstrações financeiras – 50 h
0349 – Ambiente, segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos – 25 h
3781 – Segurança no trabalho – avaliação e controlo de riscos – 50 h
3732 – Segurança e higiene do trabalho – 50 h
3782 – Segurança no trabalho – equipamentos – 25 h
3909 – Segurança, higiene e saúde no trabalho – construção civil – 50 h
8211 – Higiene e segurança no trabalho na restauração – 25 h
O Formador deverá indicar o local e UFCD a que se candidata.
O CV e CCP deverá ser enviado para geral@sema.pt.