COMUNICADO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Teve lugar no dia 9 de Dezembro de 2020, pelas 21 horas, no Auditório da SEMA – Associação Empresarial, em Estarreja, a Assembleia Geral Extraordinária, conforme convocatória oportunamente divulgada a todos os associados.

A Assembleia Geral decorreu com normalidade, sendo de salientar a apresentação e análise pelos associados presentes do Plano de Atividades para o ano de 2021, que mereceu parecer favorável da Assembleia e, posto à votação, foi aprovado por unanimidade.

Foi também apresentado pela Direção um documento intitulado “CAMINHO ESTRATÉGICO PARA O TRIÉNIO 2021/2023”, onde se apontam os objetivos e metas que a SEMA se propõe levar a cabo durante este período. É a terceira vez que esta Associação elabora, define e implementa um documento de atuação a médio prazo e que mereceu a aprovação e aplauso unânime dos associados presentes.

Um dos pontos altos da Assembleia foi a eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2021-2023 e que são constituídos pelos seguintes elementos:

Direção

CARGO NOME EMPRESA CONCELHO
Presidente Maribel Marques Conceitotal, Lda Ovar
Vice-Presidente Filipe Marques F. Marques & Santos, Lda Estarreja
Vice-Presidente António Almeida E.C.E.M.E., Lda Estarreja
Tesoureiro Miguel Martins Geração X, Lda Estarreja
Secretário Cristina Pinto CNR – Med. Imobil., Lda Estarreja
Secretário Manuel Amorim Amorim & Silva, Lda Estarreja
Vogal Henrique Azevedo Valpel, Lda Alb.-a-Velha
Vogal Paula Silva J.M.S. – Mob. Hosp. Lda Murtosa
Vogal José Inácio Martins Serman, Lda Estarreja
Suplente Ercília Pedro Metalpredro, Lda S. Vouga
Suplente Luís Marques Auto Viação da Murtosa, Lda Murtosa
Suplente Ana Luzia Correia J. Pinho & Pinho, Lda Ovar

 

Assembleia Geral

Presidente Pedro Marques Colégio Albergaria, Lda Alb.-a-Velha
Vice-Presidente António Couto Mercados Couto, Lda Estarreja
Secretário Jorge Coutinho Auto-Visto, Lda S. do Vouga

 

Conselho Fiscal

Presidente José Manuel Fragoso Manuel Duarte, Lda Murtosa
Vice-Presidente Fernanda Marques Aguiar & Marques, Lda Estarreja
Secretário Luciano Duarte Silva Luciano Duarte Silva Ovar

Um dos factos mais relevante desta Assembleia foi a substituição do presidente José Valente, o qual, por vontade própria e face à sua idade, entendeu que era importante o refrescamento dos órgãos sociais, embora continue a colaborar com a atual Direção.

De salientar o contínuo crescimento do número de associados da SEMA, fruto da qualidade dos serviços prestados e também da sua crescente implantação no tecido empresarial da Região.

É propósito desta Direção dar continuidade a um trabalho iniciado há quase 25 anos (que se completam em 2021), projetando a SEMA como uma das Associações mais representativas da Região de Aveiro.

A SEMA SEMPRE AO SEU LADO!

Bom Natal e Bom Ano Novo

Rendas 2021

Coeficiente de Atualização

Nos termos do aviso nº 15365/2020 de 16 de Setembro de 2020, são estabelecidos os fatores de correção extraordinária das Rendas a que se refere o artigo 24º da Lei nº 6/2006 de 27 de Fevereiro.

Deste modo a aplicação do coeficiente é fixado em 0,9997 para o ano civil de 2021.

Para eventuais esclarecimentos consulte o departamento Jurídico da SEMA.

A SEMA – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL E A COVID-19

A SEMA – Associação Empresarial dos concelhos de Estarreja, Murtosa, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Ovar, Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos, fundada em 30 de Abril de 1996, portanto, quase a completar 25 anos de existência, encarou e enfrentou os problemas levantados pela pandemia COVID-19 de um modo pró-ativo, procurando encontrar as melhores soluções para as mais diversas situações que afetavam as empresas suas associadas das mais diversas atividades económicas.

Passados seis meses do início desta pandemia, achamos importante fazer uma espécie de balanço do modo como fomos gerindo as mais diversas situações que nos eram colocadas, informando os nossos associados e cooperando na solução e ou resolução dos mais diversas e complexos problemas que surgiam. Não fomos perfeitos, mas procurámos sempre fazer o melhor.

A informação que permanente e atempadamente fazíamos chegar aos empresários através de comunicação eletrónica ou por via telefónica, era analisada e triada pelo nosso Departamento Administrativo, que desempenhou aqui um papel fundamental e muito eficaz. Muita informação mereceu a análise prévia do nosso Departamento Jurídico, cujos profissionais se disponibilizaram através dos seus contactos telefónicos pessoais.

Como é do conhecimento público, a quantidade e variedade de legislação que ao longo destes meses foi produzida e divulgada, obrigava a um trabalho de análise e síntese que implicava muita disponibilidade e profissionalismo por parte de quem tinha a enorme tarefa de triar e preparar a divulgação.

Não podemos deixar de referir o papel primordial desempenhado pela CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, que permanentemente nos fazia chegar circulares com informação importante, a qual era analisada e transmitida através de comunicados internos para os associados dos mais diversos setores da atividade económica.

Através do Departamento de Ambiente. Higiene e Segurança foi elaborado o PLANO DE CONTINGÊNCIA -COVID 19, a utilizar no edifício/SEDE da SEMA, bem como nas diferentes Delegações, com regras bem definidas a cumprir pelos colaboradores e eventuais utilizadores dos espaços, permitindo, deste modo, minimizar riscos resultantes de práticas menos corretas e alertando para o cumprimentos de procedimentos adequados nesta matéria. De referir que também colaborámos com os nossos associados a elaborar os seus próprios Planos de Contingência.

Preocupados também com as questões relacionadas com a saúde, através do nosso Departamento de Formação, colaborámos e participámos com o Município de Estarreja e com alguns enfermeiros de Unidades Funcionais do Centro de Saúde de Estarreja em sessões de esclarecimento sobre a prevenção da COVID 19. Estas sessões, além de transmitirem medidas preventivas e de segurança, proporcionaram também o esclarecimento de dúvidas existentes por grupos setoriais de atividade económica. Estas ações online, através de videoconferência, foram muito importantes e oportunas. Deixamos aqui o nosso agradecimento aos profissionais de saúde pela sua disponibilidade e competência.

Não podemos, de igual modo, deixar de referir a cooperação entre a SEMA e os cinco municípios da nossa área de implantação, o que constituiu uma mais-valia importante.

Passados estes 6 meses e continuando a preocupar-nos a situação, que não está resolvida, a Direção da SEMA – Associação Empresarial, reunida em 27 de Agosto de 2020, deliberou reconhecer o esforço, dedicação, empenho e trabalho de todos os colaboradores da Associação e também a compreensão e estímulo dos nossos associados, que embora atravessando períodos difíceis, têm reconhecido o nosso trabalho que continuará sempre.

Por isso, é com muita satisfação que continuamos a receber propostas de inscrição de muitos novos associados, pois reconhecem que:

VALE A PENA SER ASSOCIADO DA SEMA

Porque

A SEMA ESTÁ SEMPRE AO SEU LADO!